Pesquisar este blog

sábado, 6 de fevereiro de 2010

PEQUENAS COISAS QUE PODES FAZER PARA O MEIO AMBIENTE

  1. ÁGUA - Ela até cai do céu, mas é um recurso esgotável e raro em muitos lugares do mundo. Se emapenas 5 minutos vc escovar os dentes com a torneira aberta, 12 litros de àgua potável serão desperdiçados.
  2. ENERGIA ELÉTRICA O consumo casa vez maior requer a construção de mais usinas hidrelétricas ou termoelétricas(funcionam com combustíveis fósseis como: Gás e/ou diesel) e mais florestas vão desaparecer para dar lugar a elas. Acredite: O simples ato de desligar as luzes dos ambientes quando estiverem vazos pode ajudar a evitar mais hidrelétricas.
  3. COMBUSTÍVEIS A queima de combustíveis fósseis, como o diesel e a gasolina, é a maior responsável pela queima de gases do aquecimento global. Segundo o urbanista e ex-prefeito Jaime Lerner, "nas grandes cidades são produzidos 75% de todo o Co2 jogado na atmosfera". Pense nisso antes de entrar no carro para ir à padaria da esquina.
  4. CARNE - Essa eu sei que vc não sabia, mas 20% dos gases do efeito estufa vem dos animais de criação, principalmente o gado, sim os gases dos bois são o maior causador unitário do aquecimento global. Portanto a criação de gado é ruim para o meio ambiente de várias formas :
  • O arroto e a flatulência influencia no aquecimento global.
  • O desmatamento para criar mais e mais rebanhos, principalmente na amazônia
  • A àrea necessária para criação, só para efeito de comparação: em 1 hectare cria-se 1 boi que engorda 180 kgs por ano, mas se plantarmos soja teremos até 1800 kgs por safra, que são duas. E mais, mais de 50% do boi brasileiro é exportado, ou seja, não resolve o problema da fome nacional, portanto, começe a comer menos carne de boi para que não sejamos cúmplice dessa bárbarie e que os fazendeiros começem a pensar em sair da pecuária e ir para agricultura.
 Parte desse texto foi tirado do suplemento manual de etiqueta do Planeta Sustentavel, vc mesmo pode ir lá e conhecer melhor  www.planetasustentavel.com.br
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário